Hoje aceita-se que João Vaz Corte Real, deve ser considerado o primeiro europeu que chegou à Costa Americana, pelo menos, mais de vinte anos antes de Colombo!
A história da família Corte Real é interessantíssima. João Vaz Corte-Real navegou o Atlântico Norte por mais de 25 anos descobrindo a Terra Nova em 1472. Foi eventualmente recompensado pelo Rei, com o título de Capitão-Mor e o governo de metade da Ilha Terceira, onde viveu.
Ainda hoje se pode ver a "Casa do Capitão" em Angra do Heroísmo.
Seu filho mais novo, Gaspar, em 1500 fez a sua primeira viagem à Terra Nova (New Found Land) então chamada "Terra dos Corte-Reais".
Partiu em 1501 numa segunda expedição ao Continente Americano e nunca mais voltou!
O outro filho Miguel, partiu em 1502 em busca de seu irmão e também nunca mais foi visto!
O que aconteceu aos dois destemidos irmãos, suas naus e tripulações?
Ora aqui encontramos um distinto Médico Luso-Americano, o Dr. Manuel Luciano da Silva, que como Historiador e Pesquisador amador, viu e reconheceu em Fall River, Massachusetts, prova -vastamente ignorada- de que Miguel Corte-Real ali esteve em 1511!
Essa prova é constituída por uma grande pedra (Dighton Rock) em que se podem ver vários escudos em V com cruzes idênticas às usadas nas velas das Naus e Caravelas Portuguesas, o nome Miguel Corte Real e a data 1511.
Sem comentários:
Enviar um comentário